LITERATURA BRASILEIRA
Considere a descrição de três personagens presentes na obra de Vila dos Confins, de Mário Palmério:
I. Político ligado à região, que vem para o interior vem com a incumbência de articular a eleição para prefeito.
II. Ecologista por instinto, esta personagem torna-se opositor ferrenho dos caboclos, que, segundo ele, são responsáveis pelo desmatamento e derrubada de "bacuri" e "guariroba".
III. Este homem, mesmo ainda não sendo prefeito do município recém emancipado, mandava e desmandava. Não perdoava aqueles que estavam apoiando a candidatura de João Soares.
O que se encontra nos itens acima, se refere, respectivamente, aos personagens:
I. Paulo Santos; II. Neca Lourenço; III. Coronel Chico Belo.
I. Neca Lourenço; II. Coronel Chico Belo ; III. Paulo Santos.
I. Neca Lourenço ; II. Paulo Santos; III. Coronel Chico Belo.
I. Coronel Chico Belo ; II. Paulo Santos; III. Neca Lourenço .
I. Paulo Santos; II. Coronel Chico Belo ; III. Neca Lourenço.
Sobre Vila dos Confins, de Mário Palmério, é incorreto afirmar que:
Vila dos Confins representa o momento em que o modo de viver honesto é afetado pela malícia da vida urbana, principalmente no que se refere à política.
Na época de publicação de Vila dos Confins, havia um clima desenvolvimentista. O Brasil aos poucos deixava de ser rural, para vestir-se do urbano e, desse modo, muito coisa no País precisava ser repensada.
Pode-se dizer que um dos assuntos que fazem parte da trama é a política.
A obra é, de certa maneira, atemporal, ou seja, ultrapassa as fronteiras do tempo e continua atual.
Os críticos e estudiosos da literatura concordam sobre o fato de que Vila dos Confins, assim como as obras de Guimarães Rosa, é uma obra regionalista em todos os sentidos.
Estabelecendo uma relação entre Mário Palmério e a sua obra "Vila dos Confins", considere as seguintes proposições:
I. Mário Palmério escreveu Vila dos Confins optando pela narrativa literária ficcional, ou seja, a história contada não representa fielmente a vida do escritor.
II. Em Vila dos Confins, há relatos sobre a vida no sertão, apresentando também peculiaridades locais.
III. Vila dos confins representa a denúncia de Mário Palmério contra as situações políticas da época. Inclusive, por este motivo, o livro foi censurado pela ditadura militar.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
I e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
Todas estão corretas.
De acordo com os estudos do livro "Vila dos Confins", de Mário Palmério, marque a alternativa que melhor elucida o fio condutor de sua respectiva narrativa:
Ao longo dos trinta e um capítulos, é feita a eleição para prefeito de localidades que, pela indicação geográfica do autor, situam-se entre o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Goiás e Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa e também de uma história real. O autor faz questão de contar fatos bastante curiosos de sua viagem pela Vila dos Confins.
A narrativa gira em torno dos cidadãos de Vila dos Confins. Cada um com sua peculiaridade, vão dando corpo à obra, que também retrata as duras dificuldades do homem do campo.
O fio condutor da narrativa perpassa sobre a história de Vila dos Confins, uma cidadezinha de Goiás, onde não existem falcatruas.
Trata-se de uma narrativa em terceira pessoa que retrata a história de um "garimpeiro azarento".
Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é incorreto afirmar:
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
I. Paulo Santos; II. Neca Lourenço; III. Coronel Chico Belo.
I. Neca Lourenço; II. Coronel Chico Belo ; III. Paulo Santos.
I. Neca Lourenço ; II. Paulo Santos; III. Coronel Chico Belo.
I. Coronel Chico Belo ; II. Paulo Santos; III. Neca Lourenço .
I. Paulo Santos; II. Coronel Chico Belo ; III. Neca Lourenço.
Sobre Vila dos Confins, de Mário Palmério, é incorreto afirmar que:
Vila dos Confins representa o momento em que o modo de viver honesto é afetado pela malícia da vida urbana, principalmente no que se refere à política.
Na época de publicação de Vila dos Confins, havia um clima desenvolvimentista. O Brasil aos poucos deixava de ser rural, para vestir-se do urbano e, desse modo, muito coisa no País precisava ser repensada.
Pode-se dizer que um dos assuntos que fazem parte da trama é a política.
A obra é, de certa maneira, atemporal, ou seja, ultrapassa as fronteiras do tempo e continua atual.
Os críticos e estudiosos da literatura concordam sobre o fato de que Vila dos Confins, assim como as obras de Guimarães Rosa, é uma obra regionalista em todos os sentidos.
Estabelecendo uma relação entre Mário Palmério e a sua obra "Vila dos Confins", considere as seguintes proposições:
I. Mário Palmério escreveu Vila dos Confins optando pela narrativa literária ficcional, ou seja, a história contada não representa fielmente a vida do escritor.
II. Em Vila dos Confins, há relatos sobre a vida no sertão, apresentando também peculiaridades locais.
III. Vila dos confins representa a denúncia de Mário Palmério contra as situações políticas da época. Inclusive, por este motivo, o livro foi censurado pela ditadura militar.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
I e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
Todas estão corretas.
De acordo com os estudos do livro "Vila dos Confins", de Mário Palmério, marque a alternativa que melhor elucida o fio condutor de sua respectiva narrativa:
Ao longo dos trinta e um capítulos, é feita a eleição para prefeito de localidades que, pela indicação geográfica do autor, situam-se entre o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Goiás e Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa e também de uma história real. O autor faz questão de contar fatos bastante curiosos de sua viagem pela Vila dos Confins.
A narrativa gira em torno dos cidadãos de Vila dos Confins. Cada um com sua peculiaridade, vão dando corpo à obra, que também retrata as duras dificuldades do homem do campo.
O fio condutor da narrativa perpassa sobre a história de Vila dos Confins, uma cidadezinha de Goiás, onde não existem falcatruas.
Trata-se de uma narrativa em terceira pessoa que retrata a história de um "garimpeiro azarento".
Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é incorreto afirmar:
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Vila dos Confins representa o momento em que o modo de viver honesto é afetado pela malícia da vida urbana, principalmente no que se refere à política.
Na época de publicação de Vila dos Confins, havia um clima desenvolvimentista. O Brasil aos poucos deixava de ser rural, para vestir-se do urbano e, desse modo, muito coisa no País precisava ser repensada.
Pode-se dizer que um dos assuntos que fazem parte da trama é a política.
A obra é, de certa maneira, atemporal, ou seja, ultrapassa as fronteiras do tempo e continua atual.
Os críticos e estudiosos da literatura concordam sobre o fato de que Vila dos Confins, assim como as obras de Guimarães Rosa, é uma obra regionalista em todos os sentidos.
Estabelecendo uma relação entre Mário Palmério e a sua obra "Vila dos Confins", considere as seguintes proposições:
I. Mário Palmério escreveu Vila dos Confins optando pela narrativa literária ficcional, ou seja, a história contada não representa fielmente a vida do escritor.
II. Em Vila dos Confins, há relatos sobre a vida no sertão, apresentando também peculiaridades locais.
III. Vila dos confins representa a denúncia de Mário Palmério contra as situações políticas da época. Inclusive, por este motivo, o livro foi censurado pela ditadura militar.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
I e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
Todas estão corretas.
De acordo com os estudos do livro "Vila dos Confins", de Mário Palmério, marque a alternativa que melhor elucida o fio condutor de sua respectiva narrativa:
Ao longo dos trinta e um capítulos, é feita a eleição para prefeito de localidades que, pela indicação geográfica do autor, situam-se entre o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Goiás e Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa e também de uma história real. O autor faz questão de contar fatos bastante curiosos de sua viagem pela Vila dos Confins.
A narrativa gira em torno dos cidadãos de Vila dos Confins. Cada um com sua peculiaridade, vão dando corpo à obra, que também retrata as duras dificuldades do homem do campo.
O fio condutor da narrativa perpassa sobre a história de Vila dos Confins, uma cidadezinha de Goiás, onde não existem falcatruas.
Trata-se de uma narrativa em terceira pessoa que retrata a história de um "garimpeiro azarento".
Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é incorreto afirmar:
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
I e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
Todas estão corretas.
De acordo com os estudos do livro "Vila dos Confins", de Mário Palmério, marque a alternativa que melhor elucida o fio condutor de sua respectiva narrativa:
Ao longo dos trinta e um capítulos, é feita a eleição para prefeito de localidades que, pela indicação geográfica do autor, situam-se entre o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Goiás e Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa e também de uma história real. O autor faz questão de contar fatos bastante curiosos de sua viagem pela Vila dos Confins.
A narrativa gira em torno dos cidadãos de Vila dos Confins. Cada um com sua peculiaridade, vão dando corpo à obra, que também retrata as duras dificuldades do homem do campo.
O fio condutor da narrativa perpassa sobre a história de Vila dos Confins, uma cidadezinha de Goiás, onde não existem falcatruas.
Trata-se de uma narrativa em terceira pessoa que retrata a história de um "garimpeiro azarento".
Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é incorreto afirmar:
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Ao longo dos trinta e um capítulos, é feita a eleição para prefeito de localidades que, pela indicação geográfica do autor, situam-se entre o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Goiás e Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa e também de uma história real. O autor faz questão de contar fatos bastante curiosos de sua viagem pela Vila dos Confins.
A narrativa gira em torno dos cidadãos de Vila dos Confins. Cada um com sua peculiaridade, vão dando corpo à obra, que também retrata as duras dificuldades do homem do campo.
O fio condutor da narrativa perpassa sobre a história de Vila dos Confins, uma cidadezinha de Goiás, onde não existem falcatruas.
Trata-se de uma narrativa em terceira pessoa que retrata a história de um "garimpeiro azarento".
Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é incorreto afirmar:
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Macunaíma representou um marco na literatura brasileira tanto na revolução da linguagem adotada como na trajetória diferenciada das personagens.
Para nos aproximarmos do romance, temos que aceitar sua ilogicidade, ou melhor, sua narrativa desvairada.
Macunaíma traz a estória de um herói sem nenhum caráter, ou seja, repleto de contradições.
Pode-se dizer que Macunaíma é um clássico da literatura brasileira. O autor, nesta época, fez questão de não mudar padrões literários e sequer fez alguma inovação estilística. Justamente por isso o livro fez tanto sucesso.
Macunaíma é um livro que desconcerta o leitor comum, acostumado às narrativas tradicionais. Isso se dá pelas inovações estilísticas até então inéditas no Brasil.
Dentre as inovações de Mário de Andrade na literatura brasileira, marque a alternativa incorreta:
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
O apelo a gírias e a frases feitas.
A expressividade do coloquialismo na linguagem, em uma aproximação da fala oral.
Expressões regionalistas.
O uso de expressões brasileiras, linguagem culta e elementos religiosos.
O uso de expressões estrangeiras, tipicamente usadas por imigrantes.
Sobre a vida de João Guimarães Rosa, podemos afirmar que:
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
É mineiro de Cordisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade.
Foi um dos escritores de maior renome da literatura brasileira. Escreveu diversas obras, dentre elas, podemos destacar: "Sagarana", "Tieta" e "Ave palavra".
É mineiro de Codisburgo, viveu parte da vida em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e fora do Brasil. Inclui-se entre os grandes escritores, capazes de revolucionar pelo grau de inventividade da obra. Atribuiu-se a ele algumas decorrências, dentre elas, a universalidade. Apesar da genialidade de sua obra, não foi reconhecido pela crítica.
João Guimarães Rosa é um dos grandes expoentes do Barroco.
Nasceu em São Paulo e é descendente de alemães, destacou-se pela escrita direta e sincera.
Com base na leitura do capítulo XXII, do livro Dom Casmurro,de Machado de Assis, assinale a alternativa que melhor representa o título do capítulo - Sensações Alheias:
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Há pessoas que têm no prazer dos outros o despertar das próprias emoções.
O ciúme, funcionando como barreira, impede o desabrochar do prazer.
Prima Justina, com ciúmes de Capitu, procura envolver Bentinho.
Prima Justina esconde sua paixão por José Dias.
Bentinho somente vibra de emoções com as referências a Capitu.
Considerando a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA:
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Olhos de ressaca referência dada a Capitu evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
Leia atentamente o texto que se segue:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
no mato sem fim da fazenda.
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Trata-se de um poema metafísico.
Trata-se de um poema cultista, de expressão coloquial.
Há elementos no poema que podem ser considerados autobiográficos.
Trata-se de um poema impessoal, sem apelo biográfico.
No texto, encontramos a expressão literária como algo monótono, mais monótono que a vida.